Oficina Pinhole ao digital
Revivendo os primórdios da fotografia
Esta oficina se propõe a promover um mergulho nos primórdios da fotografia, utilizando a técnica da fotografia pinhole, tambem conhecida como estenopéica. Esta técnica faz uso da câmera escura, fenômeno ótico conhecido há cerca de 3000 anos pela humanidade, tornado mais conhecido na antiguidade por filósofos gregos e mais tarde usado como auxiliar pelos grandes pintores que buscavam a reprodução fiel do real. A oficina começa com um histórico da fotografia no século XIX, e a seguir concentra-se na prática com a manufatura de artefatos artesanais óticos e fotográficos, culminando com a pós-produção das imagens em computador, fazendo a fusão com o mundo digital.
-
AULA 1 - Expositiva com projeção de imagens.
- O princípio ótico da câmara escura: Origens, representações gráficas através dos tempos;
Seu uso como acessório na pintura em acessórios pelos pintores clássicos; Descoberta da fotografia no século XIX; as primeiras imagens, personagens importantes no processo; o uso do princípio da câmara escura nas "pinholes";
-
AULA 2
Os visores pinhole artesanais; demonstração e construção;
- A foto na lata - como funciona, como construir; fundamentos básicos;
Adaptação de câmeras comuns como pinhole; pinhole estereoscópica; exemplos;
construção de latas fotográficas pelos alunos;
Material: lata ou similar, papel camurça, cola, alfinete/agulha, papel cartão ou cartolina, tubos de papelão, papel vegetal, fita crepe ou similar, prego.
-
AULA 3 – Prática 1
- Prática de foto pinhole; alunos fotografam e revelam posteriormente no próprio local; orientações sobre a dinâmica pinhole, as características próprias, claro/escuro, campo de visão, enquadramentos, áreas de sombra.
Material: "latas fotográficas" e laboratório preparado.
-
AULA 4 – Prática 2
Prática com as pinholes dos alunos, correções de erros, ajustes, novas experimentações; Produção e escaneamento/reprodução dos positivos das imagens e preparo para o tratamento em Photoshop;
-
AULA 5 – Colorização em PC
O processo de colorização em computador; o uso de camadas (layers) separando áreas da imagem em diferentes camadas; Demonstração de processo manual / vídeo sobre Saudek, pintura sobre papel fotográfico, tipos e processos artesanais, uma introdução.
-
AULA 6 – Finalização das imagens
Resultado final, avaliação, perspectivas.
Bibliografia/referências
-
Flusser, Vilém. A Filosofia da Caixa Preta. Rio de Janeiro, Relume Dumará, 2002.
-
Crary, Jonathan. Techniques of the Observer. On vision and modernity in the nineteenth century .Londres, Inglaterra, OCTOBER books 1992.
-
Kubrusli, Cláudio. O que é fotografia. São Paulo, Brasiliense/Abril Cultural, 1984;
-
Parente, José Inácio. A Estereoscopia no Brasil. Rio de Janeiro, GMT Editores/Sextante Artes.
-
Fricke, Christiane; Konze, Michael. Saudek. Ed. TASCHEN, 2006
|