A Sociedade Fluminense de Fotografia recebe no dia 13 de março a fotógrafa cearense, Sheila Oliveira que falará sobre seus últimos trabalhos, todos que tem a região do Ceará como cenário.

Com três livros publicados, “Carnaúba, a árvore que arranha”, Rede de Dormir” e “Caatinga”, Sheila Oliveira se prepara agora para a produção de sua quarta obra. Um livro sobre o rio Jaguaribe, onde irá percorrer seus 630 quilômetros, passando pelas suas sub-bacias, desde o alto sertão do Ceará até Canoa Quebrada, onde o mais importante rio cearense se encontra com o Mar. “Além da vegetação, do seu rico potencial hidrográfico, vamos, nesse trabalho, mostrar as características e estilo de vida da população ribeirinha, que depende do Jaguaribe para o seu sustento e a sua locomoção”, enfatiza ela.

No encontro que será promovido pela SFF, Sheila Oliveira falará de como faz para a produção fotográfica dos seus livros e como o trabalho é desenvolvido, as dificuldades enfrentadas e o prazer de fotografar assuntos que têm sempre como cenário o nordeste brasileiro. “Será, na verdade, um bate papo onde pretendo que os colegas me perguntem mais do que eu fale. Acho que será um bom papo entre pessoas que amam a fotografia”, diz ela.

Com trabalhos publicados no Brasil e no Exterior, Sheila Oliveira já viveu em Paris, onde estudou fotografia e trabalhou na Agência France Press. No Brasil foi fotógrafa da Folha de São Paulo, antes de se enveredar na área da fotografia documental, como foco na região do nordeste, especificamente no Ceará, seu estado natal, onde já presidiu o IFoto, o Instituto de Fotografia Cearense.